Yopo [Anadenanthera colubrina]

by Pipa 3/23/2018 Yopo |  Outros |  Usar Views 4594



Anadenanthera colubrina, aka Yopo, é uma planta nativa do sul da região dos Andes e áreas vizinhas: sudoeste do Brasil, Argentina, Bolivia, Paraguai e Peru.

A árvore do Yopo, pode atingir os 18 metros, e tem um tronco muito escuro, quase preto. As folhas crescem até aos 30 cm em comprimento e são finamente pinadas. As vagens das sementes são castanhas escuras, com toque e aspecto semelhante a couro, e podem crescer até aos 35 cm. Estas vagens contêm sementes planas e arredondadas, de cor castanha escura que são usadas por povos nativos há milhares de anos.  

O registo mais antigo da utilização de Yopo data de há cerca de 4500 anos, quando era fumado em cachimbos na região de Puna (noroeste da Argentina), sendo uma forte influência na cultura Tiahuanaco (que traduzido à letra significa “habitação do deus”).

No século XVI a utilização de Yopo era descrita como um aditivo da chicha, bebida tradicional da região dos Andes. A chicha destinava-se a ser consumida em cerimónias, onde os shamans bebiam esta bebida fermentada para “espreitar o futuro”.

Foi também descrito a utilização do Yopo, em forma de pó para snifar, por várias tribos da região dos Andes, embora a maioria das tribos tenha começado a fumar as sementes tostadas em vez de snifar.

Ingrediente activo e efeitos

O ingrediente activo das sementes de Yopo é bufotenina (5-HO-DMT), uma triptamina relacionada com o neurotransmissor serotonina, e uma estrutura química próxima à psilocina, DMT e 5-Meo-DMT.  A bufotenina age como um inibidor da recaptação da serotonina, dopamina e noradrenalina, levando ao aumento da quantidade destes neurotransmissores no cérebro.

Os efeitos mais comuns descritos quando se toma Yopo incluem:

  • Euforia
  • Aumento da sensibilidade táctil
  • Distorção do tempo
  • Empatia
  • Alucinações visuais e auditivas
  • Pensamento conceptual e interior
  • Drifting – descrito como semelhante ao DMT
  • Aumento da intensidade das cores
  • Perda de controlo motor
  • Dilatação das pupilas
  • Mindfulness
  • Náuseas
  • Inatividade e ficar “agarrado ao sofá”


Alguns utilizadores descrevem a trip de Yopo como sendo muito parecida ao DMT. Outros afirmam que o DMT é mais psicadélico e mais eufórico, enquanto que o Yopo os faz sentir mais relaxados e introspectivos.

Devido ao seu papel como inibidor da recaptação de serotonina, a bofetenina pode tornar-se tóxica quando combinada com Inibidores-MAO, estimulantes, RIMAs e SSRIs (estes últimos normalmente em medicamentos receitados para a depressão).

Preparação e Dosagens

O Yopo pode ser preparado de três formas diferentes, que terá influência na intensidade e duração da trip. A forma escolhida para preparar Yopo também implica diferentes quantidades para produzir os efeitos esperados.

A experiência de alguns utilizadores de Yopo mostra que poderá ser útil mascar folhas de coca, antes de fumar ou snifar Yopo, de forma a evitar efeitos secundários, bad-trips e ajudar à clareza das visões.

Snifar ou fumar são as duas formas mais escolhidas de tomar Yopo.
A ingestão oral é muito raramente usada.

Snifar

As sementes devem ser ligeiramente tostadas e depois moídas o mais finamente possível. Os efeitos descritos de snifar Yopo são trips de cerca de 20 minutos, com alucinações a preto e branco (raramente a cores) com padrões fluídos.

Dosagem para snifar:

Leve – 150  a 250 mg
Media – 250 mg a 500 mg
Forte – 1 grama

Fumar

As sementes são tostadas, partidas grosseiramente e depois misturadas com tabaco. Fumar as sementes têm efeitos alucinogénios fortes que duram cerca de 30 minutos e que se desvanescem ao longo de 2 horas. O efeito inicia-se com a sensação de corpo pesado e passado 10 minutos começam as alucinações.

Dosagem para fumar:

5 a 8 sementes devem ser  misturadas com tabaco e enroladas num cigarro.
Media – meio cigarro
Forte – 1 cigarro

Ingestão Oral

É espremido o sumo das sementes e misturado com uma bebida (tradicionalmente, a bebida é chicha). Em alternativa as sementes podem ser fervidas em água, o chá bebido e/ou as sementes comidas com mel.

Os efeitos da ingestão oral varia muito de pessoa para pessoa, e está fortemente relacionado com os conteúdo do estômago quando as sementes são tomadas.

Dosagem para ingestão oral:

5 a 8 sementes espremidas para fazer “sumo” que pode ser misturado com chicha ou outra bebida.

Fazer chá/comer as sementes: 2 a 3 sementes fervidas em água.

DOSAGEM

Yopo [Anadenanthera colubrina]

Dosagem para snifar:

Leve – 150 a 250 mg
Media – 250 mg a 500 mg
Forte – 1 grama

Dosagem para fumar:

5 a 8 sementes devem ser misturadas com tabaco e enroladas num cigarro.
Media – meio cigarro
Forte – 1 cigarro

Dosagem para ingestão oral:

5 a 8 sementes espremidas para fazer “sumo” que pode ser misturado com chicha ou outra bebida.
Fazer chá/comer as sementes: 2 a 3 sementes fervidas em água.

User Comments